Litoral Norte e suas atrações

Tempero no Forte – De Arembepe a Porto de Sauípe. Venha conhecer o Litoral Norte da Bahia.

foto01

O Festival Tempero no Forte é realizado há 10 anos em Praia do Forte e localidades do Litoral Norte, Bahia, um dos lugares mais paradisíacos do mundo, repleto de belezas naturais e uma infraestrutura local que proporciona aos visitantes lazer e aconchego.

Comemorar 10 anos e ver a cultura gastronômica crescer, não só na Vila de Praia do Forte, mas também, em localidades próximas, no Litoral Norte, nos dá a certeza de ter contribuído para todo esse movimento a favor da boa gastronomia.

O Tempero no Forte 10 anos reúne além dos restaurantes de Praia do Forte, estabelecimentos de Arembepe até Porto de Sauípe. Localidades que conquistaram um público apreciador da boa comida e do atendimento com muita personalidade. Daqueles lugares que só comentamos com os amigos que queremos ver lá.

Confira cada uma das localidades participantes do nosso Festival 10 anos e saiba por quê o Litoral Norte da Bahia é o lugar certo para boa comida, diversão e arte.

PRAIA DO FORTE

foto02Antigo vilarejo de pescadores, com belas praias, piscinas naturais, coqueirais, lagoas, cachoeiras, trilhas e reservas ecológicas, Praia do Forte é um destino imperdível para quem vai fazer turismo na Bahia. A charmosa Vila repleta de belas lojas, cafés, bares e restaurantes é o principal point para os visitantes que chegam de diversas partes do mundo o ano inteiro.

Localizada na Costa dos Coqueiros, a 56 km do Aeroporto Internacional de Salvador, a 75 km da Estação Rodoviária e a 80 km do Centro Histórico de Salvador, Praia do Forte possui uma excelente infraestrutura que permite acomodar bem seus ilustres visitantes. Sua estrutura hoteleira é excelente, com mais de 2 mil leitos que vai desde resorts a hotéis e pousadas de alta categoria, além dos albergues, campings, flats, casas e apartamentos para alugar. Possui uma gastronomia da melhor qualidade, lojas de grife, história marcante, cultura forte, passeios ecológicos e muito esporte radical.

O lugarejo, como é carinhosamente conhecido, possui boa estrutura urbana com saneamento básico de qualidade, sinalização, plano diretor, políticas públicas, incluindo escolas, creches, coleta seletiva do lixo, empregos diretos para população local e muitos projetos de responsabilidade social, desenvolvidos por empresários locais. Economia bem resolvida, seu parque hoteleiro, moradores, veranistas e visitantes adquirem os gêneros de todas as necessidades do comércio local.

foto03A Vila é o point e o coração de Praia do Forte. Charmosa, descolada, é o lugar do footing, onde jovens, crianças e senhores passeiam sem compromisso. Um papinho aqui outro ali ou uma geladinha aqui e um jantarzinho ali e finalmente… Tudo termina em um famoso bar ou em um café local. Com lojas descoladas e de grife, a Vila da Praia do Forte é marcada pelo bom gosto em sua ambientação.

O lugar possui um charme especial onde o rústico combina com o sofisticado criando um clima de verão que encanta visitantes durante o ano inteiro. Além de desfrutarem das belezas de um lugar tropical, os turistas têm a sua disposição uma excelente infraestrutura completa de lazer, serviços e produtos. Praia do Forte é pura diversidade. O diferencial é que na Vila não transitam carros, só bicicletas e as famosas bicitáxi. Isso sem falar na hospitalidade do morador chamado de “nativo”. Este sim o seu maior patrimônio.

Na Vila, a Gastronomia tem um destaque especial, são dezenas de bares e restaurantes com uma variedade de opções de dar água na boca. São oferecidos desde os famosos beijús da Casa de Farinha e os deliciosos quitutes da baiana de acarajé às cozinhas mais sofisticadas, como a francesa, italiana e japonesa.

A vida noturna de Praia do Forte é repleta de muita alegria, música e gente bonita circulando pelos bares, que agitam até de madrugada. Para os que gostam de programas mais tranquilos, a opção é sair para um passeio noturno, principalmente nos dias de lua cheia.

É na Vila que se encontra a Capela de São Francisco de Assis, um dos mais famosos cartões postais da Praia do Forte. Localizada em frente á praia do Porto, onde estão ancorados os barcos de pesca. Muitas festas, e manifestações populares, nasceram em torno da igreja, entre elas: Ramo, Comédias, Padroeiro, Caretas, Reisado e Puxada de rede.
Fonte: http://praiadoforte.org.br/

AREMBEPE

foto04

Arembepe fica a aproximadamente 30 km de Salvador, em direção ao norte. É possível se chegar lá pela Linha Verde, estrada que liga Salvador a Aracaju. A mais famosa aldeia hippie do Brasil é um distrito de Camaçari, município que abriga belas praias e um dos maiores polos petroquímicos do país. Sua beleza já encantou personalidades como Janis Joplin e os Novos Baianos, que lá fizeram longas estadas durante os anos 60 do século XX. Várias cabanas rústicas se espalham por uma área cercada pela lagoa do Rio Capivara e pelas piscinas naturais formadas pelos recifes da praia. A praia, além de possuir águas cristalinas, também abriga uma das mais importantes iniciativas de proteção ambiental do Brasil, o Projeto Tamar, com áreas cercadas para proteção aos ovos das tartarugas marinhas. O passeio a Arembepe vale a pena, tanto pelo clima de paz, quanto pelas diferentes opções de lazer que o lugar oferece. Mas ir a Arembepe e não conhecer a gastronomia regional de pescados do Restaurante Mar Aberto não tem a mínima graça. E se quiser relaxar em um ambiente sofisticado com gastronomia de primeira, é na Pousada A Capela que sua experiência em Arembepe vai ser completa. (Foto: Restaurante Mar Aberto)

foto06foto05

Fonte: http://bahia.com.br

 
 
 
 
 
 
 

BARRA DO JACUÍPE

foto07Situada a aproximadamente 58 Km de Salvador, a área abrange um povoado de mesmo nome, onde residem pescadores e pessoas que trabalham na região. Jacuípe é muito procurada para o veraneio, já que possui muitas casas em condomínios bem estruturados. O encontro do Rio Jacuípe com o mar proporciona uma das mais belas paisagens do Litoral Norte. Dunas, coqueiral nativo, arrecifes e praias tranquilas completam os atrativos. Uma paisagem deslumbrante, principalmente ao pô-do-sol, e as águas tranquilas do rio são o palco perfeito para esportes aquáticos; é frequente a presença de jet-skis em suas águas; a pesca também é uma prática assídua ali. No pequeno porto é possível alugar uma canoa para passear no rio ou simplesmente fazer a travessia até uma ilha deserta, formada pelos rios Capivara, Jacuípe e pelo mar. O local ainda é muito bom para o camping. Atenção apenas com o mar, que, durante a maré alta, apresenta correntezas e ondas fortes. Mas se deseja um lugar aconchegante com excelente gastronomia, não deixe de conhecer o Empório Jacuipe e experimentar as criações do Chef pernambucano, que se apaixonou pelo Litoral, Patricio de Oliveira.

foto08

Fonte: http://bahia.com.br

ITACIMIRIM

foto09

Foto Eduardo Moody para Pousada Jambo

Apenas 30 minutos do aeroporto de Salvador, entre a praia de Guarajuba e Praia do Forte, Itacimirim tem algumas das praias mais belas do litoral norte da Bahia.

Além dos turistas, essas imaculadas praias de areia branca são lar para coqueiros, pássaros migratórios e tartarugas marinhas. As águas são quentes o ano todo. Aqui, com a sua família e amigos, a bela paisagem é inspiradora. E as fotos que você vai mandar para casa são absolutamente lindas. Além das praias, esse antigo vilarejo de pescadores tem rios encantadores, manguezais, piscinas naturais de águas mornas e praias de areias brancas. A localização perfeita para um turismo ambiental sustentável o ano todo. Se quiser conforto, paz, beleza e excelente gastronomia, não deixe de experimentar a Pousada Jambo. Satisfação garantida.

foto10

Fonte: itacimirim.com

AÇUZINHO

foto11

Foto: Prefeitura de Mata de São João

Bairro localizado dentro do município de Mata de São João, Açuzinho é um vilarejo tranquilo que mantem a atmosfera de cidade do interior bem pertinho do mar.

Pra chegar lá é bem fácil, basta entrar a esquerda em frente à entrada de Praia do Forte. Não faltam rios e cachoeiras e lugares pitorescos com comida de primeira como o Fetutine de lambreta e pimenta rosa do aconchegante Restaurante sempre presente no Festival, Mistura da Dinha.

foto12

DIOGO

foto13

Não é só a brisa gostosa que visita Diogo sempre. Com suas formosas dunas e a vista para o Rio Imbassaí, a localidade atrai também turistas de todo o Brasil. Uma beleza rara, pouco explorada, que divide espaço com a rústica vila de pescadores e artesãos.

Praia semi-deserta, isolada por extensas faixas de areia e um majestoso coqueiral, permite boas caminhadas, banhos deliciosos e precisos arremessos na quebrada das ondas na busca de um belo peixe.

Aqui, o turista tem contato com a cultura local, onde existe uma comunidade nativa, com apenas 30 casas, que sobrevive da pesca e do artesanato da palha.

Seja mais um descobridor e explore os segredos de Diogo. Não deixe de experimentar as moquecas especiais do famoso Sombra da Mangueira. Delícias, tranquilidade e beleza primitiva!

foto14

Fonte: litoralnortebahia.com.br

PORTO DE SAUÍPE

Porto de Sauípe, pertencente ao Município de Entre Rios, é um distrito que está inserido numa área de proteção ambiental. Entre Porto de Sauípe e Massarandupió existem grandes dunas de areia branca que chamam a atenção de aventureiros e praticantes de stand boarding. Alguns coqueiros enormes compõem a paisagem, assim como a vegetação nativa e o mar azul.

Em Porto de Sauípe encontram-se praias com mar aberto muito propícias para a prática de surf e outros esportes aquáticos. Após a praia de Ilha Bela existe o encontro do Rio Sauípe com o mar, o que torna o lugar muito procurado por turistas que querem relaxar nas barracas de praia e se banharem no rio. Mas quando chegar lá, não deixe de experimentar a galinha caipira do Panela de Barro. Certeza que voce vai voltar.

foto16
Fonte: http://www.portodesauipe.com.br/

MINISTÉRIO DA CULTURA APRESENTA:

Tempero no Forte

PATROCÍNIO:

Fomento a Cultura Cielo Tio Sam Bebidas Fomento à cultura Ministério da Cultura

Hiper Ideal Tio Sam Bebidas

APOIO REALIZAÇÃO:

Sebrae Senac Prefeitura de Mata de Sao Joao Secretaria de Turismo

APOIO PRODUÇÃO:

Turisforte Tivoli Hotels & Resorts Nubia Sonja CM Venturoli Shimizu

APOIO DIVULGAÇÃO:

Conssecionaria Litoral Norte

APOIO:

Mesa ao Vivo Revista Prazeres da Mesa

APOIO INSTITUCIONAL

Central de negócios Abrasel

CURADORIA TÉCNICA E PRODUÇÃO GERAL

Tereza Paim 2D Markeitng Promocional
 





Edições Anteriores: 2013 | 2014

    Informações: 71 98122-5061 | contato@temperonoforte.com.br