Música e Cultura com Tempero

01 de dez de 2015

Comida, diversão e arte. Esse é o lema do Festival Tempero no Forte, que no seu 10o ano reafirma sua veia cultural com o Festival de Arte e Cultura. Realizado em paralelo ao festival gastronômico, a parte cultural do evento agrega música, artes visuais e manifestações da cultura local, com apresentações que começam na quinta-feira, 3, e seguem até o domingo, 13 de dezembro. O festival conta com o apoio do Governo Federal, por meio da Lei Rouanet, e do Governo Estadual, Secretaria do Turismo e do FazCultura.

MÚSICA INSTRUMENTAL COM TEMPERO
Este ano, o destaque vai para a música instrumental, levando ao palco nomes como Bahia Brass – Quinteto da Orquestra Neojibá e Grupo Garagem – que se apresentam na sexta-feira, 4 de dezembro, no palco do Projeto Tamar, e Luciano Calazans & Ufonia e Targino Gondim & Quinteto Sanfônico da Bahia, no sábado, 5, no mesmo local.

Quinteto de Metais_Bahia BrassCriado em 2008 dentro do programa Neojiba, o quinteto Bahia Brass é formado por Helder Passinho Jr. (trompete), Lucas Felipe (trompete), Orlando Afanador (trompa), Michele Girardi (trombone), Jamberê Cerqueira (tuba). Ao longo de sua história o quinteto já realizou diversos concertos, nos quais executou repertório tradicional para esta formação e contribuiu para o incentivo e criação de repertório brasileiro para quinteto de metais.

Grupo Garagem-foto Haroldo AbrantesFormado por Rowney Scott (sax), Ivan Bastos (baixo) e Ivan Huol (bateria), há 34 anos o Garagem vem se dedicando à música instrumental e seu diálogo constante com o jazz e a MPB. O repertório mescla composições autorais com outras de nomes como Chico Buarque, Roberto Menescal e Dorival Caymmi, entre outros.

luciano-calazans_divulgacaoLuciano Calazans é músico, arranjador e produtor e pretende montar a primeira Orquestra de Baixos do Mundo em 2016. Atua em parceria com o Tamar 5 anos intergrando mais de 700 crianças no mundo da música. Já atuou em álbuns e turnês com Gilberto Gil, Leo Gandelman, Flavio Venturini, Hermeto Paschoal, Arnaldo Antunes, Ivete Sangalo e muitos outros. Ao lado do Ufonia apresenta um repertório de releituras de mestres da composição da música brasileira executadas por uma formação que inclui baixo, bateria, piano, trombone, trompete, sax tenor/soprano/flauta.

quinteto2

Cinco sanfoneiros tocando clássicos de diversos ritmos. Esta é a proposta do Quinteto Sanfônico da Bahia, formado por Targino Gondim, Cicinho de Assis, Geo Barbosa, Marquinhos Café e Renan Mendes. Criada em 2013, o Quinteto valoriza a tradição e a força da sanfona no Brasil e apresenta um repertório com canções como Adios nonino (Astor Piazolla), João e Maria (Chico Buarque de Holanda e Sivuca) e Wave (Tom Jobim).

MÚSICA COM TEMPERO
Música regional, capoeira, cortejo e samba de roda. Vale tudo pra mostrar as raízes culturais da vila de pescadores. Desde que surgiu e começou a mostrar os grupos culturais locais, o Festival deu visibilidade às tradições da região. Valorizou a arte local e as manifestações culturais destes grupos, além de trazer artistas nacionais para o evento. Confira abaixo as atrações locais deste ano!
baianas
Cortejo de Baianas

CAPOEIRA ESPORÃOCapoeira Esporão

EspermasseteGrupo Espermacete

foto Sebastian EllenaLa Contra Tango – música latina

edno sáEdno Sá – música brasileira e lounge music

BANDA BEIRA DE RUA montagemBanda de Lata Beira de Rua de Praia do Forte

Capoeira Forte
Capoeira Forte

Trio Imbassaê no Tempero No Forte
Trio Imbassaê – forró

alexandre e Lagartixa FelizAlexandre Menestrel e Lagartixa Feliz – samba e MPB

Comentários

MINISTÉRIO DA CULTURA APRESENTA:

Tempero no Forte

PATROCÍNIO:

Fomento a Cultura Cielo Tio Sam Bebidas Fomento à cultura Ministério da Cultura

Hiper Ideal Tio Sam Bebidas

APOIO REALIZAÇÃO:

Sebrae Senac Prefeitura de Mata de Sao Joao Secretaria de Turismo

APOIO PRODUÇÃO:

Turisforte Tivoli Hotels & Resorts Nubia Sonja CM Venturoli Shimizu

APOIO DIVULGAÇÃO:

Conssecionaria Litoral Norte

APOIO:

Mesa ao Vivo Revista Prazeres da Mesa

APOIO INSTITUCIONAL

Central de negócios Abrasel

CURADORIA TÉCNICA E PRODUÇÃO GERAL

Tereza Paim 2D Markeitng Promocional
 





Edições Anteriores: 2013 | 2014

    Informações: 71 98122-5061 | contato@temperonoforte.com.br