Chefs

Chef Tereza Paim (BA) | Curadoria do Festival

Restaurante Casa de Tereza e Terreiro Bahia
Participação no Mesa ao Vivo / Cozinha Show

Baiana, formada em Ciências da Computação e Engenheira de Qualidade, com mestrado em Marketing e Gestão pela Universidade de Lisboa, mas que trocou toda a sua experiência corporativa pela sua vocação gastronômica, de onde acumula outras formações acadêmicas, dentro e fora do Brasil. A idealizadora e anfitriã do Tempero no Forte, hoje comanda dois dos mais famosos restaurantes de Salvador, o Casa de Tereza, um espaço altamente concorrido para a realização de eventos ligados às mais diversas expressões de arte e o Terreiro Bahia.

Chef Adriano Caldas (BA)

SENAC
Criação para: Casa do Forte
Prato: Camarão ao Curry e Banana da Terra sob Cama de Purê de Mandioquinha com Suco de Laranja e Pastel de Siri com Pimenta Doce

Formado em Gastronomia e pós-graduando em Gestão da Qualidade pela faculdade Estácio de Sá, o chef baiano de Salvador, de 32 anos, iniciou a carreira no Hotel Sofitel Costa do Sauípe, atuando no restaurante Ilê de France comandado pelo chefe Marc Le Cornec.
Como chef, ficou 4 anos à frente do Lês Êpiçes, do Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, em São Paulo. Participou de diversos eventos enogastronômicos com chefs renomados da capital Paulista e, atualmente, é Instrutor de hotelaria no Museu da Gastronomia Baiana, no SENAC Pelourinho, atuando, também, como chef consultor de restaurantes em Salvador.

André Boccato (SP)

Consultor e editor especializado em gastronomia
Participação no Mesa ao Vivo / Cozinha Show

Fotógrafo, jornalista, chef de cozinha experimental e editor especializado em gastronomia, começou sua carreira em jornais alternativos da década de 70, até abrir sua primeira editora em 1980 (na área de poesia e arte). Na década de 90 de foi professor na PUC- SP (fotojornalismo) e na ECA-USP (editoração). Recentemente foi professor de Antropologia da Alimentação na Universidade Estácio de Sá em São Paulo.

Ainda na década de 80 foi diretor do MIS e diretor das Oficinas Culturais Oswald de Andrade. Na área de gastronomia, André desenvolveu sua cozinha experimental voltada para grandes marcas da indústria alimentícia e mercado editorial, sendo autor de 12 títulos especializados na gastronomia. Representou o Brasil em grandes eventos internacionais, como Ano do Brasil na França, Brazilian Taste Festival, durante a Copa do Mundo na Alemanha, somando atuações em inúmeras feiras, como SIAL e ANUGA. Como editor especializado está à frente da Editora Boccato com dezenas de títulos editados e dos selos CookLovers e Pitanguinha. Como livreiro, fundou e dirige uma livraria exclusivamente voltada ao tema da alimentação, a Livraria Mundo Gourmet, em São Paulo. Para a Bienal do Livro de São Paulo, como curador de gastronomia criou o evento Cozinhando com Palavras, também apresentado na Feira do Livro de Frankfurt , além da revista e programa televisivo de mesmo nome. É colecionador de menus franceses do período da Belle Époque, tendo feito exposições e publicações sobre o tema.

Chef Beto Pimentel (BA)

Restaurante Paraíso Tropical
Participação no Mesa ao Vivo / Cozinha Show

O premiado chef Beto Pimentel, do restaurante Paraíso Tropical, de Salvador, BA, tem entre muitos de seus méritos o de ter modificado a cozinha baiana, deixando-a mais leve e igualmente saborosa:

Formado em agronomia, o chef Beto Pimentel começa seu trabalho no pomar, de onde saem ingredientes fresquinhos para o preparo de seus pratos.Beto Pimentel é hoje um dos maiores nomes da culinária brasileira. “Comida tem de ter sabor”, afirma em poucas palavras. Só que, mais do que saboroso, um prato servido em travessas de granito com camarão, lagosta e polvo rodeados de frutas grelhadas e arroz com ervas aromáticas chega a ser uma experiência gastronômica.

E assim ele conquistou o mundo. Leste europeu, Itália, Paris, África do Sul, Estados Unidos e China são alguns dos lugares que já se renderam as seus encantos. Na Itália chegou a sair em 13 jornais num único dia e ganhou a alcunha de Signore Del Gusto.

Não é à toa. Ninguém nunca ia imaginar, por exemplo, que kiwi, goiaba, caju, jaca, carambola e outros tantos tipos de fruta ficariam tão indiscutivelmente saborosas quando levadas à grelha. Resumindo, Beto Pimentel faz gastronomia para os sentidos. Além de gostosos, os pratos são chamativos, sempre coloridos e decorados com flores tropicais.

“A beleza de um prato é como o sorriso da mulher amada”, define o chef sedutor, em seu lado poeta.

Chef Caco Marinho (BA)

Restaurante DOC Casual Dinning
Criação para: Jantar Via dos Corais (Entrada)
Prato: Polvo Crocante com Inhambu Roxo em Duas Texturas e Picles de Pimenta Doce.

O Chef desenvolveu interesse pela cozinha muito novo e, desde cedo, começou sua caminhada pelo aprendizado das técnicas básicas de cozinha.

Por meio dos livros e antenado com as novas tendências gastronômicas no Brasil e no mundo foi criando um estilo próprio que culminou depois de 18 anos de caminhada em um dos mais badalados pontos de encontro da cidade: o “DOC CASUAL DINNING”, onde atua como sócio proprietário e Chef Executivo de cozinha.

No DOC, mistura o rústico e a sofisticação de maneira bastante criativa encantando os clientes. Cozinheiro autodidata no segmento gastronômico de bares e restaurantes, segue na atualidade com concepções de projetos bem sucedidos como o Pereira e o El Caballito.

Chef Celso Freire (PR)

Espaço Celso Freire de Gastronomia
Criação para: Jantar Tivoli (entrada)
Prato: Carpaccio de Lagosta Defumada com Palmito de Morretes e Maionese Cítrica

Celso Freire é um chef genuinamente brasileiro.. Há mais de vinte anos ocupa um espaço importante como empreendedor e fomentador de novos projetos na gastronomia nacional. Seu talento e obstinação certamente o tornaram referência no assunto.

Hoje é sócio-proprietário do restaurante Zea Maïs (Curitiba), colaborador do curso Tecnólogo em Gastronomia PUCPR e professor do Centro Europeu.

Sua formação em Economia foi deixada de lado para se dedicar à Gastronomia quando foi inaugurado o BOURBON CURITIBA CONVENTION HOTEL, o primeiro cinco estrelas da capital paranaense e sinônimo de sofisticação. Depois disso, integrou equipes de grandes nomes da gastronomia nacional, como Giancarlo Bolla e Laurent Suaudeau.

Em 1990 foi convidado para assumir a cozinha da Embaixada Brasileira em Londres, quando era ocupada pelo casal Paulo Tarso e Lúcia Flecha de Lima. Neste período, esteve à frente de banquetes e jantares para as mais diversas personalidades mundiais. No ano seguinte, Celso voltou a Curitiba para inaugurar seu primeiro restaurante, o Boulevard. Trabalhou também na Itália com os premiados chefs Gualtiero Marchesi e Flavio Guigo.

Com um estilo muito particular e sólida formação nas gastronomias francesa e italiana (ambas de base clássica e qualidade indiscutível), Freire diversificou sua cozinha criativa e hoje desenvolve com maestria a inclusão de ingredientes típicos de várias regiões do Brasil em suas criações.

Em 2004 inaugurou em Curitiba o Zea Maïs, referência da gastronomia contemporânea na cidade. Celso Freire é o chef responsável pela criação dos pratos, formação e treinamento constante da equipe, que tem à frente sua ex-aluna , Joy Perini.

Chef Celso Vieira (SP / BA)

Restaurante Pasta em Casa
Criação para: Risoteria
Prato: Risoto de Umbu Picante e Polvo Laqueado

Chef de cozinha há mais de 20 anos, formado pelo SENAC SP e pela Scuola Internazionale di Cucina Italiana (ICIF), no Piemonte, Itália.

É proprietário do restaurante e rotisserie Pasta em Casa, professor do curso de Gastronomia da UFBA e tradutor de livros de gastronomia para clientes como Editora Abril e a Editora Martins Fontes.

Chef Chuca Cardoso (BA )

Consultora
Criação para: Companhia do Forte
Prato: Pizza de Carne do Sol com Queijo Coalho e Três Pimentas

Chuca Cardoso, é ex publicitária e há mais de 15 anos se dedica a gastronomia. Foi Sócia/chef de cozinha do restaurante Joana Francesa, em São Paulo, considerado o melhor restaurante de comida brasileira pela Veja em 2001.

Desde 2004 se aprimora nos sabores da cozinha italiana em uma série de intercâmbios gastronômicos.

Atualmente mantém uma Fábrica Artesanal de massas e é consultora.

Chef Dalton Rangel (RJ)

Chef do “Homens Gourmet”, no canal FOX
Participação no Mesa ao Vivo / Cozinha Show

Quem nunca escutou: filho de peixe, peixinho é. A sua paixão pela boa mesa iniciou desde cedo ao acompanhar as maravilhosas receitas criadas pela mãe, Mônica Rangel, no restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá/RJ, com base na culinária mineira. Decidido a colocar a mão na massa, Dalton formou-se em gastronomia pela universidade SENAC e começou a construir a sua história na culinária percorrendo o mundo afora em busca de novas experiências, sabores e trabalhos. A primeira aventura foi com o chef Vitor Sobral, em Portugal, no reconhecido Terreiro do Paço. Depois se especializou na Irlanda, em uma gastronomia totalmente diferenciada. Conheceu a fundo os exóticos temperos, aromas e iguarias da Tailândia, onde participou de cursos no Hotel Blue Elephant. Na Itália realizou variadas imersões gastronômicas, conhecendo e estudando a diversidade gastronômica do país. Além de apresentador, Dalton está ao lado da mãe no projeto Royal Gourmet, cruzeiro gastronômico em parceria com a Royal Caribbean, hoje na sétima edição e que será realizado no concorrido Splendour of the Seas, com data prevista para marco de 2015. Outro fruto dessa parceria em família é o projeto Brasil Fashion and Food para promover a gastronomia brasileira em eventos de moda ao redor do mundo. Com pratos leves, relacionados a esse universo, e utilizando apenas ingredientes brasileiros, Rangel mostra as delícias e particularidades da culinária do país de um jeito inovador para o público. O projeto é patrocinado pela Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo) – autarquia especial do Ministério do Turismo –, juntamente com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira de Estilistas (Abest) e Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB). A 1ª edição aconteceu em Miami, a 2ª em Xangai, na China, e a 3ª em Paris.

Chef Eudes Assis (SP)

Taioba Gastronomia
Criação para: Terra Brasil
Prato: Peixe Grelhado ao Molho de Caju com Cuscuz de Camarão, Palmito e Pimenta Dedo de Moça.

Considerado por críticos, jornalistas e gourmets o melhor chef de cozinha do mar, em 2010, foi eleito o chef revelação da revista Prazeres da Mesa e ganhou prêmio de melhor restaurante de frutos do mar da revista Veja Comer e Beber 2010.

Eudes Assis estudou na Cordon Bleu francesa, estagiou em vários restaurantes da Europa e passou cinco anos cozinhando num iate onde conheceu 23 países. Já cozinhou com grandes nomes da gastronomia internacional como Alain Ducasse, Daniel Boulud e Ferran Adria. Em 2012 Eudes Assis participou de um livro de gastronomia com chefs renomados do Michellin, e a foto de seu prato “marmita” participou de uma exposição na Galeria Dupont, em Paris.

Este ano, Chef Eudes voltou às origens e inaugurou um novo projeto: o Taioba Gastronomia, em Camburi, Litoral Norte de São Paulo, que atenderá a forte demanda da região por menus personalizados para festas e eventos, catering e o melhor da Cozinha Caiçara. Uma cozinha industrial atenderá também o restaurante, que certamente conquistará tanto moradores quanto turistas pela utilização de produtos frescos da região e o cuidado e expertise que Chef Eudes dedica a sua cozinha.

MINISTÉRIO DA CULTURA APRESENTA:

Tempero no Forte

PATROCÍNIO:

Fomento a Cultura Cielo Tio Sam Bebidas Fomento à cultura Ministério da Cultura

Hiper Ideal Tio Sam Bebidas

APOIO REALIZAÇÃO:

Sebrae Senac Prefeitura de Mata de Sao Joao Secretaria de Turismo

APOIO PRODUÇÃO:

Turisforte Tivoli Hotels & Resorts Nubia Sonja CM Venturoli Shimizu

APOIO DIVULGAÇÃO:

Conssecionaria Litoral Norte

APOIO:

Mesa ao Vivo Revista Prazeres da Mesa

APOIO INSTITUCIONAL

Central de negócios Abrasel

CURADORIA TÉCNICA E PRODUÇÃO GERAL

Tereza Paim 2D Markeitng Promocional
 





Edições Anteriores: 2013 | 2014

    Informações: 71 98122-5061 | contato@temperonoforte.com.br